Conheça os tipos de porta e saiba quando usá-las

Descubra qual é o melhor tipo de porta para cada ambiente da sua casa.

Se você está planejando uma reforma ou construção, provavelmente já percebeu que existe uma enorme variedade de detalhes dentro de um projeto de decoração.

As portas, por exemplo, são indispensáveis tanto para a estética da casa, quanto para a segurança e privacidade dos moradores e, por isso, devem ser escolhidas com todo cuidado e atenção.

Confira agora os principais tipos de porta e saiba como escolher o melhor de acordo com as suas necessidades!

Portas internas e portas externas

As portas de uma casa podem ser classificadas, basicamente em dois tipos: internas e externas.

No geral, as portas internas são mais estreitas do que as portas externas e , como não ficam expostas às chuvas, sol e outros fenômenos naturais, acabam tendo uma vida útil maior que as demais. Além disso, elas podem ser de qualquer material, mas, na maioria das vezes, a madeira acaba sendo a melhor escolha.

Já as portas externas tendem a ser mais largas e requerem mais cuidado e manutenção, afinal, estão constantemente expostas ao sol, chuvas e demais intempéries. O ideal é que as portas utilizadas nas áreas externas sejam feitas de materiais mais resistentes, como o alumínio, vidro, ferro e outros.

Tipos de portas

É possível encontrar uma grande variedade de tipos de portas, feitas com os mais diversos materiais, tais como: madeira, metal, alumínio, vidro, entre outros… Para ajudá-lo a fazer a melhor escolha, vamos apresentar as principais características de cada uma. Veja só!

Portas de madeira

As portas de madeira são um clássico, principalmente por sua versatilidade de uso. Isso porque é possível encontrá-las em diversos modelos que podem ser trabalhos em diferentes propostas e fachadas.

Na hora de escolher, dê preferência para as propostas de madeira maciça, pois possuem boa durabilidade e resistência aos eventos naturais.

Atente-se sempre para as manutenções, pois a falta de cuidado pode deteriorar o material e acabar estragando a porta.

As portas de vidro são perfeitas para as entradas de escritórios e prédios comerciais. Para os que gostam de ousar, esse modelo também pode ser usado na entrada de casas, mas, nesse caso, o ideal é optar por um vidro fosco, para não deixar o interior da residência a mostra para os que passam do lado de fora.

Essa é uma excelente opção para quem gosta de valorizar a iluminação natural dentro dos ambientes.

Portas de alumínio

As portas de alumínio são ótima opção para despensas, cozinhas, lavanderias e até mesmo para a entrada da casa. Eles harmonizam muito bem com elementos de cores brilhantes e foscas, além de combinarem bastante com detalhes em vidro.

O legal é que o alumínio possui alta resistência e durabilidade e, por isso, não enferruja com facilidade.

Modelos de portas

Porta de uma folha: uma das mais tradicionais do mercado, a porta de uma folha costuma ter medidas padrão e se adequa em praticamente todos os lugares. Além de ser fácil de instalar, ela também possui um preço bem mais acessível em relação aos demais modelos.

Portas de duas folhas: Ideal para quem busca por algo elegante para o hall de entrada. As portas de duas folhas possuem uma passagem mais larga e, por isso, são recomendadas para casas e ambientes mais amplos.

Portas de correr: esse tipo de porta apresenta muita praticidade e melhor aproveitamento do espaço, sendo ideais para ambientes pequenos. Como o próprio nome sugere, essa porta corre sob trilhos, deslizando para a lateral quando aberta.

Porta pivotante: as portas giram em torno de um eixo vertical, proporcionando maior economia do espaço, já que são projetadas para fora.

Costumam ser maiores que os outros tipos de portas e podem ser feitas sob medida. Por serem grandes e pesadas, seu material precisa ser robusto, assim como o seu eixo de suporte. São muito utilizadas em ambientes internos, como salas e quartos, porém são mais recomendadas para a entrada de residências.

Porta sanfonada: essa também é uma excelente opção para quem procura otimizar o espaço. Seu funcionamento é semelhante ao da porta de correr, porém, quando deslizada, ela se dobra assumindo a aparência de uma sanfona.

Geralmente são feitas de plástico ou PVC e seu uso é indicado para lavanderias, cozinhas, despensas e banheiros.

Porta camarão: ideal para dividir dois ambientes quando há falta de espaço para circulação. Seu sistema de abertura é composto por duas folhas que são ligadas entre si por dobradiças e, quando abertas, uma folha fica sobre a outra.

Sua instalação é um pouco mais trabalhosa, pois precisa de materiais customizados como trincos, alças e trilhos; o que pode acabar elevando o preço da instalação.

Agora que você já conhece os principais modelos de porta do mercado, é só escolher aquele que se adequa melhor ao cômodo e ao espaço que você tem disponível.

Fonte: https://www.cec.com.br/blog/conheca-os-tipos-de-porta-e-saiba-quando-usa-los?postId=610

Orçamento

51 3408-1820
Ligue Aqui

51 99221.2268 Somente WhatsApp

 vendas@esquadriagaucha.com.br

Esquadrias de Madeira e Alumínio e Vidros Temperados

 

Localização

Av. Salvador Leão, 116 - Sarandi, Porto Alegre - RS

Últimas Postagens

Site Desenvolvido Por: